A Chapada dos Veadeiros atrai gente de todo canto do Brasil pelas belezas naturais que se encontram aqui no coração do nosso Cerrado! A região é muito conhecida pelas trilhas e cachoeiras mágicas e de tirar o fôlego de qualquer um.
Posso dizer que sempre que eu volto descubro lugares novos e experiências incríveis! Desta vez, não foi diferente, fui ter a experiência de fazer um trekking muito massa por este lugar belíssimo!
O percurso total do trekking saindo de Alto Paraíso e passando por: Cachoeira dos Cristais – Água Fria – Moinho – Sertão Zen e retornando para Alto Paraíso.
Ele possui 35 km e as agências que fazem esse percurso o realizam com a duração de 3 dias, partindo da cidade de Alto Paraíso, município do Goiás, localizado a 230 km de Brasília e que é um dos mais frequentados por turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros.
Eu fiz esse roteiro apenas em dois dias, mas o normal e o que você vai encontrar por lá é feito em 3, por isso deixo aqui a descrição do posto como seria feito para você imaginar melhor o percurso!!!
1° Dia do Trekking
No primeiro dia chegamos na cidade de Alto Paraíso, nos reunimos com as pessoas que estariam conosco realizando a travessia e partimos já caminhando de dentro da cidade mesmo às 8h da manhã.
Depois de um tempo de caminhada chegamos a nossa primeira parada que foi a Cachoeira dos Cristais. Ela fica a uns 8 km da cidade. O lugar é bastante estruturado, com um restaurante, brinquedos para crianças e outros vários pontos de banho: A cachoeira do Felipe, o poço da Vovó e a cachoeira Véu da Noiva.
Nós optamos por não tomarmos banho nessa cachoeira para seguir o percurso, porém, caso queira entrar, a entrada custa R$ 20.
Nosso plano foi seguirmos por uns 1,7 km ainda até chegar a Cachoeira Água Fria, onde não se paga para entrar! E de fato foi uma boa opção para o trekking pois aproveitamos melhor o nosso tempo e também desfrutamos dessa cachoeira gratuitamente.
Depois disso, chegamos no Moinho. Este local conta com alimentação e hospedagem, mas se quiser pode montar a sua barraca lá também! E foi nele que faríamos o primeiro pernoite.
Há muito trechos de caminhada exposta, por isso o ideal é usar blusa de manga longa e sempre que puder molhar o rosto, principalmente, na seca.
Nesse ponto, pós Cachoeira dos Cristais é um ótimo ponto pra banho e repor a água.
2° Dia do trekking
Depois disso, a nossa trilha vai seguindo até chegar ao ponto que eu considerei mais difícil que se trata de uma subida direta da Pedra Ruim. Esse percurso é de mais ou menos 1 km e demoramos aproximadamente 1 hora nele.
Mas, claro que todo o esforço vale a pena porque quanto mais vamos subindo, podemos observar mais detalhes da incrível vista que nos rodeia, podemos até ver a cidade de Alto Paraíso dali!!
Continuando a caminhada chegamos à trilha do Sertão Zen, passamos pelo Olho D’água, uma nascente ótima para repor o reservatório de água.
No Sertão Zen foi minha pernoite e seria a segunda pernoite no caso do trekking de 3 dias, dessa vez muito mais selvagem e em contato direto com a natureza. Assim, montamos as barracas e o fogareiro para descansar e aproveitar do lugar no dia seguinte.
3° Dia do trekking
O terceiro dia seria dedicado a aproveitar todo o espaço da cachoeira no Sertão Zen! Esse espaço é realmente incrível, de uma beleza especial que vemos aqui no nosso querido Cerrado.
Um dos lugares mais bonitos foi o mirante que conta com uma das vistas mais lindas e inesquecíveis de todo o percurso!!! Por ele é possível ver a cachoeira que mede 150 metros e desce pelo paredão para assim formar o Rio Macaco.
Esse momento foi totalmente reservado para parar e admirar o visual e prestar atenção em cada detalhe.
Uma observação é que as águas pelas quais passamos são muito transparentes e limpas, por isso não vi a necessidade de utilizar o Clorin para limpá-las ao momento de beber!
Eu fiz essa travessia com a agência @chapadaadventure que é especializada em Travessias na Chapada dos Veadeiros! Gostei muito desta experiência!!!
Dicas de lanches durante a trilha
Opções saudáveis e fáceis de levar:
- frutas secas, pasta de amendoim (eu amo essa combinação)
- ovo cozido (levo com casca);
- mix de castanhas;
- barrinhas de proteína;
- beterraba crua (descascada e cortada);
- atum em lata;
- grão de bico (em caixa pré – cozido);
- macarrão.
Curso Como se Preparar para um Trekking
No curso Como se Preparar para um Trekking temos um módulo específico falando sobre nutrição em trekking e trilhas, com várias dicas e sugestões de alimentos saudáveis para levarmos!
Entre no site Como se Preparar para um Trekking para saber mais!
Os Módulos:
- Benefícios da prática de exercícios na natureza
- Preparação Mental
- Preparação Física
- Nutrição
- Equipamentos
- Como regular e arrumar uma mochila
- Segurança
Lembrando que durante esse trekking fizemos acampamento selvagem (levamos nossa barraca) e usamos fogareiro próprio para camping.
É sempre bom lembrar que fazer fogueira em áreas de preservação é proibido.
Ficou com alguma dúvida? Me escreva e e me acompanhe pelo Instagram!: @Horanaestrada