Cachoeira do Tabuleiro: terceira maior cachoeira do Brasil.
Para ver mais fotos e dicas dessa viagem e de outras aventuras, acompanhe o Hora na Estrada no Instagram!!!
Curti trilhas e cachoeira? Então você não pode deixar de conhecer a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais e a 3ª mais alta do Brasil, com 273 m de altura equivale a um prédio de 91 andares! Visto de longe mais parece um enorme coração. Por isso, também é conhecida como o Coração de Minas Gerais. Localizada em Conceição do Mato Dentro, cidade que faz parte da Estrada Real, o acesso para vê-la de longe é fácil, mas o trajeto para chegar até o alto da queda d’água já pede um pouco mais de esforço. No post abaixo tem tudo nos detalhes!!!
Sabe quando a gente olha pra uma cachoeira e não consegue imaginar o quão maravilhoso é o “por trás” da queda?! Um verdadeiro mundo mágico, difícil de descrever por fotos ou textos. Só vivendo mesmo. Hora de cair na estrada!!! 😉
Cachoeira do Tabuleiro: terceira maior cachoeira do Brasil – Curiosidades históricas
Exitem muitas histórias que contam a origem do nome Tabuleiro. Uma delas diz que pela formação rochosa das paredes onde a passa a queda-d’água parecia um tabuleiro visto de longe.
Outra história relata que as mulheres do local aonde se encontra a cachoeira iam para os povoados vizinhos levando um tabuleiro com um pano na cabeça – rodilha – com bolo e quitutes, entre outras coisas que produziam no local. Quando chegavam nas cidades vizinham para vender seus produtos as pessoas logo se referiam como sendo as ” mulheres de tabuleiro”.
Samuel além de dono da Pousada da Gameleira é guia da região. Eu super indico seus serviços de guiagem para pessoas que não se sentem totalmente confiantes nas trilhas e para quem, assim como eu, gosta de adquirir conhecimento. Samuel é aquela pessoa que agrega valor ao passeio! Uma simples trilha se torna uma vivência!
Cachoeira do Tabuleiro: terceira maior cachoeira do Brasil – Reconhecimento
A cachoeira do Tabuleiro
- Eleita em 2003 pelo Guia 4 rodas como uma das mais bonitas do brasil;
- É considerada como uma das 7 maravilhas da estrada real.
#Localização
Localizada no Distrito de Tabuleiro que fica na Serra do Intendente (braço da Cordilheira do Espinhaço). A Cachoeira do Tabuleiro faz parte do Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo, que por sua vez, compõe o Parque Estadual Serra do Intendente.
#Como chegar
O aeroporto mais próximo é o de Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins.
Saindo de Belo Horizonte ir até Conceição do Mato Dentro via MG 10, são cerca de 160 km de distancia. A estrada é boa mas passa pela Serra do Cipó contendo muitas curvas suntuosas e por algumas cidades pequenas com uma série de quebra-molas. Isso torna o trajeto mais demorado que o normal.
Chegando em Conceição do Mato Dentro será possível avistar placas direcionando para o distrito de Tabuleiro, a partir desse ponto são 20 km de estrada de terra.
Principais Distâncias
Aeroporto Confins =>150 km
Belo Horizonte => 180 km
Eu fui de avião, Brasília – BH numa sexta-feira a noite e fiquei hospedada em um hotel próximo ao aeroporto. Sábado saímos cedo rumo ao distrito de Tabuleiro, o percurso durou cerca de 3h30min.
Reservei um carro pela Renta a Car. Breve Link aqui.
Reservei o hotel pelo Booking. Link aqui.
#Quando ir?
O Parque pode ser visitado o ano todo. Durante o inverno as possibilidades de chuva são mais remotas, porém a queda d’água fica com pouco volume. Já no verão, é possível ver um grande volume de água descendo pela Cachoeira porém o risco de não poder entrar no Parque aumenta.
Cachoeira do Tabuleiro: terceira maior cachoeira do Brasil – Os visitantes devem ficar atentos com as
Trombas d´água: durante o período chuvoso de verão corre o risco de trombas d´água. Geralmente o Parque monitora as chuvas e quando há risco eles não liberam a visitação.
Caminhadas pelas pedras: em muitas trilhas há trechos que devemos andar por pedras, e algumas delas são escorregadias.
Afogamento: alguns poços são bem fundos, o do Tabuleiro por exemplo possui 18 metros por isso, seja cauteloso.
Cachoeira do Tabuleiro: terceira maior cachoeira do Brasil –
Opções de Trilhas para visitar
Do povoado de Tabuleiro até a portaria do parque são 3 km de estrada de chão, neste trecho pode ser complicado circular em dias chuvosos. Eu aluguei um carro grande, mas vi no caminho pessoas com carro pequeno transitando numa boa.
Chegamos na Pousada por volta das 11h, fizemos um lanche e logo seguimos para o Parque com o auxílio do Guia Samuel.
#Entrada no Parque
Para entrar no Parque é cobrado uma taxa de R$ 10,00 porém há um limite de visitantes, máximo de 200 turistas por dia.
Horário de funcionamento: 7h às 16h. Entrada somente é autorizada em condições climáticas favoráveis.
Para fazer as trilhas do Parque não é obrigatório Guia, porém se você não é um trilheiro experiente eu aconselho contratar um! Principalmente se escolher a trilha para o Poço ou a do Alto, ambas passam por trechos de caminhada em grandes rochas que exige maior condicionamento e técnica.
Dica de Guia: Samuel Tel (31) 9648-2333 ou 9263-2968
Ele foi o responsável pela guiada no sábado, que fomos para Mirante e Poço e no domingo que fomos para o Alto da Cachoeira. Mesmo para quem, assim com eu, faz muita trilha e tem bom preparo físico eu super indico esse Ser Iluminado pois tenho certeza que o destino se torna mero coadjuvante. Samuel tem muito conhecimento sobre a região, sua presença agregou muito durante esses dias!
Por aqui é possível ir no Mirante, no Poço e no Alto da Cachoeira.
Como chegamos no Parque por volta de umas 15 horas optamos pelo Mirante e Poço.
#Trilha do Mirante
A Trilha do Mirante é bem tranquila. Aqui é possível ver a cachoeira de frente e tirar várias fotos legais. Há apenas uma subida no início e depois fica quase plana. O percurso é de aproximadamente 1km.
- Nível: fácil
- Duração: 2 km ida e volta
Trilha do Poço da Cachoeira
A Trilha do Poço da Cachoeira tem cerca de 2.5 km de extensão (só de ida) e boa parte dela segue pelo leito do rio. A trilha é bem sinalizada porém boa parte dela é feita atravessando grandes pedras o que eleva o grau de dificuldade da trilha e o tempo gasto.
- Nível: moderado
- Duração: 5 km ida e volta
A partir desse ponto, são 720 degraus, até chegar no leito do rio.
Deve-se tomar muito cuidado e não ter pressa para chegar. A maior parte da trilha é exposta, convêm tomar os cuidados necessários com o Sol, muito protetor e roupas adequadas.
Depois dessa linda caminhada, chegamos ao poço da cachoeira. Indescritível a sensação! De tirar o fôlego a beleza, a energia e a grandiosidade do lugar. No poço o sol bate a partir de 12h, mas quando fui estava meio nublado e não teve jeito, a água estava congelante. Mas eu pulei do mesmo jeito, costumo dizer que se não entro na água não posso dizer que fui! 😉
Nadei até perto da queda-d’água e fiquei um tempo ali em baixo me energizando. Por ali existem algumas pedras grandes que possibilita um descanso da nadada. Tome cuidado ao entrar no poço, é fundo, a visibilidade não é das melhores e embora não aparente no primeiro momento, tem corrente!!!
#Trilha do alto da cachoeira: 2 opções
-
Saindo de dentro do Parque (essa eu fiz saindo de um lugar fora do Parque)
A trilha que chega no alto da cachoeira é mais longa, são 8 km até o topo (cerca de 3 horas de caminhada) só de ida. Essa trilha percorre o lado direto dos paredões chegando ao início da queda d’água.
- Nível: moderado
- Duração: 16 km ida e volta
-
Saindo de uma fazenda que fica no lado esquerdo do paredão
Essa foi a minha escolha e foi a trilha que mais gostei durante essa viagem!!!
- Nível: moderado
- Duração: 12 km ida e volta
Para chegar no alto da Cachoeira essa é a opção mais curta. Nesse caminho a trilha se inicia numa fazenda particular e a trilha não possui marcação.
Aconselho fazer essa trilha com Guia. Samuel, além de explicar detalhes de toda a região também conhece os donos da fazenda onde estacionamos gratuitamente os carros.
O caminho é longo mas compensa, todo o trajeto parece cartão postal, é lindo demais! Quando se está chegando, antes da queda principal existem alguns poços excelentes pra banho.
A sensação de chegar no alto daqueles imensos paredões que havia visto por baixo no dia anterior foi simplesmente surreal.
Na direita desse pequeno poço inicia a queda!!!
Mas lembre-se, aqui não possui nenhum equipamento de segurança e você estará a 273 metros de altura. O mais adequado é se aproximar agachado. Todo cuidado é pouco nessa hora. Eu amei demais, ficamos um tempão nesse ponto. Foram trocentas fotos e vídeos.
Mas o melhor foi escutar os ventos e o barulho da água caindo. Surreal. Foi incrível, revigorante.
Na volta desse super passeio fomos almoçar na Pousada da Gameleira. Lembre de reservar a refeição com antecedência, não há muitas opções por ali. Na Pousada, tanto Samuel quanto a responsável pela cozinha, são muito atenciosos e preocupados em servir alimentos orgânicos e frescos. Foi difícil não repetir o prato.
Cachoeira do Tabuleiro: terceira maior cachoeira do Brasil – Onde se hospedar?
O Distrito de Tabuleiro é um vilarejo bem pequeno.
A pousada da Gameleira fica a 2km da entrada do Parque que da acesso as trilhas. Samuel, guia da região e proprietário desse lindo lugar, é um paulistano que se apaixonou pelo lugar quando estava explorando as belezas naturais da área. O nome da pousada faz referencia a uma linda Gameleira com mais de 450 anos que fica no quintal dessa propriedade.
Pousada da Gameleira => Link para reserva pelo Booking!
#Comodidades
O local é super calmo e quem nos recebeu foi o próprio Samuel. Quem aprecia conexão com a natureza e todas as forças que a interligam, esse é, sem dúvidas, o seu lugar!!!
Os quartos possuem banheiros privativos, ventilador, frigobar e armário. Ficam todos no térreo, de fácil acesso para quem tem problemas de locomoção e com vista para o jardim.
Sinal de telefonia móvel é bem ruim na região, porém a pousada possui um rede sem fio gratuita para os hospedes.
A cozinheira Silvia faz quitutes que deixa qualquer dieta abalada!!! Durante nossa estadia provei sequilho feito com batata doce. Sério?! Que delícia. Tudo feito ali, com produtos locais e fresquinhos!!
Também é possível apenas almoçar na Pousada, mas para isso é preciso fazer reserva com antecedência.
Reservas (31) 9648-2333 ou 9263-2968
Nesse local ainda possui uma sala de convivência com um biblioteca recheada de livros e revistas de assuntos diversos!!!
Indo para a Cachoeira do Tabuleiro, aqui é uma parada obrigatória. Certeza que irá agregar em muito sua viagem!
Aproveite com sabedoria o privilégio que é estar em contato com a natureza.
Conte comigo!
Para roteiros personalizados, conte com o serviço de Roteiro Personalizado.
Preparo um roteiro Day by Day baseado na minha experiência e de agências locais, com dicas de hotel, restaurantes e passeios.
Caso prefira montar sua viagem, ofereço o serviço de revisar seu roteiro e dar minha opinião do que é possível e do que não dá para fazer em cada um dos dias.
Caso prefira montar toda a viagem sozinho, siga minhas dicas e reserve pelos links seguros que coloquei aqui no blog, com os melhores parceiros.
O Hora na Estrada faz parte de alguns programas de afiliados, isso significa que se você fizer sua reserva através dos links parceiros abaixo, ganho uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter. 😉
Hospedagem | Aluguel de Carros | Seguro Viagem | Internet Ilimitada
Beijos da Hora 😉