Primeira maratona da Hora
Em qual momento bateu a vontade de me desafiar e completar uma maratona?
Eu iniciei na corrida quando mudei de Brasília para o Rio de Janeiro em 2014 e naquela época os primeiros meses estava fazendo curso de formação e não sabia ao certo quando seria minha mudança definitiva. Não tive dúvidas de qual atividade escolher, embora, naquela época odiasse a corrida, foi esse esporte que me obriguei a fazer. Por não depender de ninguém e nem de pagar mensalidades.
Do ódio ao esporte virou uma paixão louca! hahaha o bichinho da corrida me pegou de jeito. No início eu não corria 5km sem andar! Todo começo é assim mesmo…
Para ver mais fotos dessa viagem e de outras aventuras, acompanhe o Hora na Estrada no Instagram!!! 😉
Depois da minha 5ª meia maratona, resolvi encarar o desafio da tão temida Maratona. 42km + 195m
Muitos corredores sonham em completar uma maratona, mas têm medo de encarar a prova por achar que fazer a distância é “coisa de outro mundo.” Pelo que li a respeito e pelo pouco tempo de experiencia correndo, vi e comprovei que aumentar a velocidade é bem mais difícil que aumentar a quilometragem! Com planejamento, dedicação e disciplina, qualquer um pode alcançar na boa os 42,195 km.
Como iniciei os meus treinos?
Eu fiz todo meu treinamento acompanhada do um profissional que foi a peça fundamental para o alcance dos meus resultados.
@DaniloWerneck já me auxilia nos treinamentos há alguns anos! Ele vinha me preparando para as minhas meias maratonas, todo meu treinamento de corrida e meu fortalecimento na musculação são fruto desse trabalho em conjunto! Porque de nada adiante o melhor profissional do mundo te passando treinos e, você bonitona não os realizando! Então, aqui formamos um time que deu super certo!
Uma das maiores curiosidades sobre o treino para a maratona está na distância máxima que você atinge em um longão. A resposta: depende.
Sobre os longões tivemos algumas discussões pois eu queria fazer 36 km e o Danilo venceu insistindo em 32Km de máximo. Bom, eu segui o planejamento e fiz no máximo 32km mais ou menos 20 dias antes de embarcar para a prova, depois fui diminuindo a intensidade dos treinos. Lembro que na semana anterior eu fiz 15 km praticamente revoltada, achando que estava dando uma voltinha de 5km. A louca!!! Nesse treinamento tudo se torna relativo. No último mês parei com os treinos de crossfit e fiquei com a corrida e a musculação. Foi a decisão mais acertada!!!
Quais foram os meus maiores desafios?
O maior desafio, foi sem, dúvidas a logística dos longões. Eu precisava adequar meu treinamento às minhas viagens. Então, saia pra treinar sem minha equipe pra dar aquela forcinha nos últimos kms, sem estrutura de apoio, principalmente, de água! Esse foi um dos pontos mais difíceis. Quando fui fazer meus primeiros 30 km, estava em Mara Rosa no Goiás fazendo meu check out de mergulho. Link do post!
Nesse dia tive que acordar as 4 da manhã pra fazer o longão e estar no café da manhã e seguir com o grupo para as atividades do dia. Ou seja, você tem que focar no objetivo e seguir!! Nesse caso, levei meus lanches, já havia me organizado com as águas. Fiz minha base no hotel, espalhei água em um raio de 2 e 5 km do hotel. Corri 5km até a entrada da cidade depois voltava. Fui 3 vezes, vi o sol nascer, tive medo de ser assaltada, de ser comida por algum cachorro solto na rua…. enfim, várias coisas, mas fui com medo mesmo! E no final foi Mara! Meu melhor e mais desafiador de todos os treinos…. quando acabei o treino desse dia tive a certeza que iria completar a maratona!
Saiba que isso é um pensamento, ou melhor, esse é um medo de todos os futuros maratonistas! Será que vou dar conta??? Corre é acima de tudo trabalhar a mente!
Planejamentos especiais para a viagem!
Roupas para a corrida
Eu levei todas as minhas roupas da corrida na minha mochila de mão. Como uma medida de segurança, vai que minha mala é extraviada…. preferi não arriscar. Já embarquei com meu tênis de corrida e as roupas na mochila.
Outro ponto importante que deve ser analisado são as condições climáticas durante a prova. Eu vi qual seria a temperatura média do mês da corrida e com isso me programei com as roupas adequadas. Pesquisei bastante, vi que a maioria das pessoas sentiam frio no momento da espera até a largada aí levavam algum casaco velho para passar esse tempo (pré – largada) e depois faziam o descarte durante a prova. Na minha maratona vi muitas pessoas vestindo saco de lixo! Isso mesmo, saco de lixo grande, eles furavam no lugar do braço e depois da largada jogavam fora! (é uma ideia também!)
Importante: teste seu equipamento antes da prova!!! Eu fiz todos os meus longões já com a roupa que escolhi fazer a minha prova. A única coisa que adicionei foi o casaco mas levei um que já estava reservado para descarte caso houvesse a necessidade (no caso de estar me incomodando).
Um dia antes da prova, já deixei a roupa toda preparada, o numeral, as comidas e certifiquei que o relógio estava carregado.
Comida durante a prova
Outra preocupação que eu tinha era com minhas comidas durante a prova. Como fonte de energia durante os longões a maioria das pessoas levam azeitonas e sachês de carboidratos. Uma das poucas coisas que eu não gosto de comer é azeitona, então comecei a fazer purê de batatas temperado com sal e azeite. Feito o purê eu colocava em saquinhos pequenos mais ou menos do tamanho dos sachês de carboidratos. Dessa forma, eu estava ganhando energia e repondo os sais minerais. E como minha corrida era fora do brasil, não tive maiores problemas porque batatas é fácil de achar em qualquer do mundo! 😉 Mesmo levando esse purê com sal eu sempre usei as capsulas de sal para fazer minha reposição.
Descanso
Durante meu treinamento, uma semana antes da prova corri 15km no sábado anterior depois passei a semana apenas fazendo apenas musculação. 1 dia antes jantei o que costumo comer sempre, proteína e salada (dessa vez pedi uma salada com penne) não optei por comer aquele pratão de massa porque não estou acostumada e quando como não me sinto bem! Dicas da minha nutri. Comi mais ou menos o de sempre. Fui deitar relativamente cedo, às 22 horas já estava na cama.
Como escolhi a prova que iria fazer minha primeira maratona?
Amsterdam – Primeira Maratona
Escolhi correr minha primeira maratona em Amsterdam por alguns pontos importantes:
- Altimetria da prova: busquei uma prova que não possuísse muitas subidas!
- Clima: como sou muito calorenta, e branca, procurei algum lugar que estivesse um tempo agradável para correr. No brasil, não consigo correr nem de meia de compressão por sentir muito calor nas pernas!
- Visual: busquei uma prova que fosse passar por pontos interessantes para me distrair durante o percurso.
Resultado desses pontos: maratona de Amsterdam!!! Geralmente a prova ocorre durante o mês de outubro.
Durante a prova, percebi que meu corpo estava bem preparado e minha mente também.
Pontos de atenção durante sua primeira prova:
- Monitore seu pace frequentemente durante o primeiro quilômetro; (é comum pelo entusiasmo o atleta sair num pace bem acima do normal durante os primeiros quilômetros!)
- Lembre de beber água em todos os pontos que a organização oferece mesmo sem sentir a necessidade;
- A prova começa mesmo lá pelo quilômetro 30, hora que as pernas começam a dar um alô!;
- Monitore seu pace, a hora de se hidratar, de se alimentar, mas lembre que você está ali para se desafiar curtindo cada quilômetro alcançado!!!
Vibre a cada pequena conquista!!! 🙂
Depois de cruzar a linha de chegada você passará para a seleta lista dos Maratonistas!!!
Curta bastante seu dia e lembre -se que é importante continuar se hidratando e repondo os sais que você eliminou durante a prova!!!
Beijos da Hora