Trekking do Monte Roraima: tudo que você precisa saber!
Monte Roraima: saiba tudo sobre um dos trekkings mais bonitos e desafiadores do Mundo!
O Monte Roraima é um dos lugares mais cobiçados por trilheiros e trilheiras do mundo inteiro, por toda sua beleza, misticismo e também pela dificuldade de acesso.
Confira neste post tudo o que você precisa saber para conhecer esse lugar misterioso e fascinante.
Já fui 2 vezes para esse lugar mágico, veja algumas fotos no meu perfil do Instagram @horanaestrada. Lá ainda será possível encontrar todos os stories salvos nos destaques! 😉
Esse trekking é uma viagem muito fascinante, é mais que apenas ver paisagens surreais, caminhar por cristais ou acima das nuvens, tomar banho em jacuzzis de formações perfeitas. É uma viagem que irá transformar sua vida, claro, se você assim, estiver disposto a vivenciar tudo que o Monte permitir.
A primeira vez passei o natal de 2018 e a segunda vez passei o réveillon de 2018/2019 ambas experiencias diferentes e inesquecíveis!
Com 2.875 metros de altura, o Monte Roraima é o sétimo ponto mais alto do Brasil. Sua origem remonta do período pré-cambriano, período geológico anterior a existência de vida complexa no planeta.
Monte Roraima onde fica?
O Monte fica localizado entre Brasil, Guiana e Venezuela. O início do trekking é feito pelo lado Venezuelano país que detém maior parte do Monte.
Para o brasileiros a forma mais fácil de chegar ao Monte Roraima é por Boa Vista, capital de Roraima.
- Boa Vista -> Pacaraima (fronteira BR) – 230m km, fronteira fecha as 20h.
- Terminal Caimbé sai taxi direto para Pacaraima. R$ 50 por pessoa.
- Tel do terminal: (95) 3623-0017 / 3625-1214
- Tel do Ezequias (95) 99119-1243 (motorista que pegue na última vez)
- Santa Elena (fronteira VE) -> reserva Inndígena de Paraitepuy (VE) – 2 horas de carro.
Documentação pra atravessar a fronteira
Não é obrigatório passaporte, apenas identidade e cartão internacional de vacinação contra febre amarela.
Lembre-se que com a carteira de motorista você não consegue atravessar a fronteira.
Melhor época para visitar o Monte Roraima?
A melhor época para este trekking é entre os meses de setembro a março, período menos chuvoso na região.
É possível conhecer o Monte Roraima em todas as épocas do ano, porém durante o inverno as chuvas são mais frequentes. Apesar da chuva, o inverno costuma ser bem atraente para os visitantes, pois as vegetações ficam mais verdes e as cachoeiras mais volumosas.
Clima no Monte Roraima
O clima é tropical quente e úmido, com temperaturas variando entre 24°C e 26°C.
No topo a temperatura cai bastante chegando a graus negativos a noite. Há micro-clima por isso a temperatura varia bastante mesmo ao longo do dia.
É comum ter muita névoa, o que traz um certo ar de mistério ao lugar e a sensação de estar andando sobre as nuvens.
Como montar a mochila para o trekking do Monte Roraima
Nesse post => Trekking do Monte Roraima: tudo que você precisa saber você encontrará dicas porém no site há outros post’s que podem auxiliar nessa viagem!
Eu fiz um post específico e bem detalhado de como montar uma mochila para um trekking de 8 dias.
Esse é um ponto muito importante na preparação para esse trekking pois irá afetar tanto o seu conforte durante a trilha com equipamentos e roupas adequadas para cada situação bem como para o conforto de levar o menor peso possível para não comprometer sua caminhada diária!
Veja o post: O que levar para um trekking de 8 dias
Mas para você que não se sente confortável carregando sua mochila saiba que todas as empresas oferecem o serviço de carregador . Geralmente eles cobram R$ 50, 00 por dia.
Como é o trekking ao Monte Roraima
Empresa e valores do Trekking do Monte Roraima
Há muitas empresas brasileiras que realizam esse passeio, mas elas, geralmente, sub contratam as empresas venezuelanas. Dessa forma, elas operam com os maiores valores e o serviço é basicamente o mesmo. O valor do trekking pode variar de 1700 a 4000 reais dependendo da empresa.
Eu optei, em ambas as vezes que subi, por uma empresa venezuelana. Além de fomentar a economia local, você, certamente irá pagar mais barato por isso.
O Heber foi meu guia em ambas as vezes, já subiu o monte 126 vezes, dá pra acreditar?
A empresa que eu escolhi foi a Explora Tepuy.
Só tenho elogios para essa empresa, tanto na organização pré viagem, no auxílio da compra de equipamentos quanto durante o trekking. Sempre contando as histórias e lendas que circulam os mistérios ao redor do Monte. Outro ponto nota 10 é a comida, cada refeição será diferente e super bem temperada!!! A missão do trekking é não engordar, sério!
Peça já seu orçamento, fale diretamente com a Explora Tepuy!
É obrigatório Guia credenciado!
Hospedagem
Durante o trekking o pernoite é feito em barracas em acampamentos montados.
A hospedagem no topo é feita nos hotéis, nome dado aos abrigos feitos nas cavernas, onde se montam as barracas para se protegerem das chuvas e do vento.
Em todos os dias de trekking há locais próximos para tomar banhos em rios.
Alimentação
Toda a alimentação é levada pelos guias locais, que preparam 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar).
Lembre-se de levar uns lanches para comer entre as refeições
Eu gosto de levar castanhas, frutas secas, barrinhas….
Banheiro
O banheiro no Monte Roraima é dessa forma.
Nos 2 primeiros dias de trekking é possível fazer no solo e colocar areia por cima.
No topo, para minimizar os impactos humanos, todo coco deve ser feito em saquinhos com cal. Mas não tenha pânico com esse assunto. A empresa já deixa os saquinhos preparados e após utilizá-los eles guardam para descartar em local apropriado.
Atrações do Trekking do Monte Roraima
Chegar ao topo do Monte Roraima não significa que a viagem terminou, ela está apenas começando. Seu extenso platô esconde diversas belezas que necessitam alguns dias para ser explorado.
O topo lembra a superfície lunar, com formações rochosas inusitadas e o solo bastante irregular, repleto de pedras e charcos. Entre as atrações do topo estão algumas cachoeiras como o El Fosso, jacuzzis, vários mirantes como La Ventana, Abismo e Maverick. Tríplice fronteira marcando a divisa entre Brasil, Guiana e Venezuela.
Monte Roraima – Trilha
Trekking do Monte Roraima: tudo que você precisa saber!
Esse trekking pode ser feito em 6 ou 8 dias. Em ambas as vezes eu fiz o trekking de 8 dias, e super recomendo pois se fosse possível eu passaria mais dias lá em cima. Ao final você verá o quão rápido esses dias mágicos passam…. impressionante!
Basicamente caminhamos por 2 dias até a base do Monte vendo o Roraima e o Kukenan. A cada km percorrido o Monte fica maior o medo da subida vai aumentando.
O dia 02 do trekking são quase 12km de subida não muito íngreme mas constante. Esse é o dia mais cansativo do trekking. É possivel passar por uma linda cachoeira antes de chegar no acampamento.
No terceiro dia subimos de fato o Monte, são quase 1 mil metros de ascensão. Nesse dia, o ideal é cada um fazer o seu tempo, parando pra dar aquela respirada um lanchinho rápido. Antes de chegar ao topo você irá passar pelo Passo das Lágrimas, ponto onde pode molhar um pouco a mochila. Ficar atento para colocar capa!
Chegando ao topo é só alegria e emoção. Seguindo para o Hotel (gruta) é possível tomar um banho, bem gelado, mas revigorante e ótimo para dar uma ajuda nos músculos.
Nos próximos dias de topo são vários os lugares a serem visitados, seguem algumas fotos do topo.
Por 2 dias seguidos dormimos no lado brasileiro, no hotel Quati. Lá não deixe de apreciar o nascer do sol no mirante do Quati.
No dia 07 di trekking é o dia da descido do topo, nesse dia você passará pelo acampamento base (local que será servido o almoço) e dormirá no acamapemento Rio Tek. No último dia o trekking acabará por volta de 11h e já baterá aquela nostalgia do final dessa viagem maravilhosa.
Espero ter ajudado com esse post “Trekking do Monte Roraima: tudo que você precisa saber!” porém qualquer dúvida só deixar aqui nos comentários!
Beijos da Hora 😉