Conheças as trilhas do Park Way
Brasília tem pérolas escondidas e eu posso provar! Desta vez fiz uma trilha pouco conhecida no Park Way. Isso mesmo! Este bairro de Brasília nos proporcionou uma experiência muito boa aqui mesmo no nosso quadradinho.
O Thiago iniciou esse projeto em meados de março de 2020, no início da pandemia. A ideia era justamente proporcionar uma vivência para os Brasilienses sem sair da cidade! Assim surgiu o Instagram Nas Trilhas do Park Way.
Eu, a Nádia do @nadianimundo e a Tatiana do @viajoporisso no projeto Explorando os Arredores de Brasília (estamos compartilhando no Instagram!) passamos um final de semana na hospedagem do Thiago e fizemos 2 dias de trilhas pelo Park Way. Foi uma verdadeira viagem sem sair da cidade! Super recomendo.
Para ver fotos e dicas de viagens e de outras aventuras, acompanhe o Hora na Estrada no Instagram!!! 😉
Trilhas do Park Way – Ferro trekking
O ferro trekking é a principal trilha que o Thiago leva os aventureiros juntamente com seu cachorro Bob.
Não imaginava que poderíamos encontrar uma cachoeira escondida no Park Way!
A trilha pode ser feita em 12 ou 20 kms dependendo percurso escolhido. De qualquer forma boa parte do caminho é feito por uma ferrovia passando por diversos tipo de vegetação.
Nesse dia optamos por passar no poço da Marinha e fizemos um total de 20 km de caminhada seguindo o trilho do trem, que pessoalmente achei que dá um charme incrível no passeio.
O lugar oferece uma vista super bonita e o percurso da trilha é plano então é muito tranquilo de fazer! Além disso. que o Thiago (condutor) conhece muitas histórias de Brasília, sobre a sua construção, então aprendemos muito enquanto andávamos por lá.
Pela caminhada ser mais exposta, sem muitas árvores nos oferecendo sua sombra, recomendo muito levar boné/chapéu e protetor solar também porque dependendo da hora o sol é bem forte e direto.
Trilhas do Park Way – Tonéis
No segundo dia fizemos a Trilha dos Tonéis, que chegava a um poço de água corrente.
Esses tonéis funcionam como um reservatório de água da piscicultura da Universidade de Brasília (Unb) que abastece um viveiro que abriga espécies de plantas e sementes que são cultivadas para a realização o reflorestamento de áreas que foram degradadas, então essas águas irrigam todo esse território para recuperar a biodiversidade do cerrado.
Opção de Hospedagem no Park Way
Uma ótima opção para quem está de visita a Brasília ou para quem mora na cidade e quer ter uma experiência diferente sem viajar.
É um lugar super charmoso com 2 suítes e uma cozinha completa. E no quintal ainda tem uma Kombi home, super charmosa e uma churrasqueira, lugar perfeito pra ir com a família ou amigos!
O aluguel pode ser feito por esse link do AirBnb!
Opção de Gastronomia local
Fomos a um ponto histórico aqui em Brasília que se chama Cantina Alterosa. Ela fica no Núcleo Bandeirante e existe desde o ano de 1964. Ela é um negócio famíliar já que administração vai passando de geração em geração.
Ela é um lugar muito interessante para conhecer e ver um pouquinho mais da época da construção e da formação de Brasília. Tudo estava uma delícia e o dono do lugar, Mateus, foi muito atencioso e nos recebeu muito bem!!!
O prato mais famosos da Cantina é o Filé a Parmegiana !
As comidas de boteco e o chopp também fazem muito sucesso.
É possível acompanhar as delícias do local pelo instagram da Cantina.
Sempre é muito bom descobrir e redescobrir lugares que passavam despercebidos, ainda mais na nossa própria cidade. Então, separe um dia e aproveite para se aventurar mais por Brasília, e conheça os cantinhos mais especiais que nossa cidade nos oferece.
Aqui no blog tem várias dicas de Trilhas em Brasília, veja nesse link!