Chapada das Mesas: dicas e roteiro

TERMO PRINCIPAL DE SEO

Mesmo não estando entre as chapadas mais conhecidas como a dos Veadeiros ou a Diamantina, a Chapada das Mesas está conquistando cada vez mais os aventureiros e viajantes. Nesse post “Chapada das Mesas” darei dicas e meu roteiro para você programar sua viagem.

Mas o que ela tem de especial? Com as suas paisagens incríveis, variedade de cachoeiras e águas azuis nos vários complexos da região, ela se assemelha ao tão famoso Jalapão, e por isso tem que estar na sua lista de lugares para conhecer. Pensando nisso, eu trouxe para você todas as informações e os principais pontos turísticos justamente para que você aproveite ao máximo deste lugar!

Chapada das Mesas
Chapada das Mesas

Como chegar

A entrada se encontra no município de Carolina, localizada no sudoeste do Maranhão, na fronteira com Tocantins. Ela fica a 800 km da capital São Luis – MA e a 500 de Palmas – TO. Por isso, sendo bastante longe das capitais, é necessário se organizar bem para que não ocorram contratempos que prejudiquem a viagem, então aqui estão várias opções de como chegar:

Avião + carro

Uma das opções mais fáceis de fato é ir de avião até Imperatriz – MA que tem voos diretos de Brasília, São Luis, Belém, Belo Horizonte e São Paulo. Imperatriz – Carolina: 222 km feitas em aproximadamente 3h de carro.

Outra opção é o Aeroporto Regional de Araguaia (AUX) , que fica em Araguaína – TO, a 118 km de distância de Carolina.

Eu fui de avião até Marabá PA – Carolina MA: 370km em 5h30 de estrada. (fiz essa opção pelo preço das passagens)

Optando por chegar a esses três lugares de avião, você pode continuar a viagem de carro alugado. Eu fiz todos os passeios com o carro da agência, por isso não aluguei um 4×4 porém caso sua ideia seja fazer alguns passeios por conta, o que eu não recomendo é necessário alugar um carro com tração 4×4.

Para o aluguel do carro veja o melhor preço fazendo a busca com a Renta Cars. Plataforma que irá fazer um busca com os melhores preços entre todas as locadoras.

Quando ir

A melhor época para ir é o período de maio até setembro, por não haver risco de pegar o período de chuvas, mas dentre eles prefira o início da seca, pois a vegetação ainda está verde e as águas estão super cristalinas já que as chuvas deixam as águas turvas.

Principais atrativos da Chapada das Mesas

Portal da Chapada

Esse Portal se encontra num ponto alto logo ao lado da BR que dá acesso à Carolina, é uma das principais atrações da região. Sendo muito visitado pelos turistas, o portal é formado por uma fenda no meio de uma estrutura rochosa que imita uma janela por onde os raios do sol passam ao nascer e ao pôr do sol.

Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Chapada das Mesas: dicas e roteiro

As fotos ficam lindas demais! Programe-se para estar lá nesses horários e aproveitar 100% da vista.

Eu fui no nascer do sol, subimos ainda escuro e assisti o nascer do sol lá de cima. Foi incrível! Super recomento esse passeio.

Cachoeira São Romão e Prata

A Cachoeira São Romão foi a minha cachoeira favorita de toda a viagem! Inclusive fui 2 vezes lá! Conta com o maior volume de água da chapada, forma um spray branco, lindo!

Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Cachoeira São Romão

Nela você pode acessar o lado de dentro da queda d’agua. É incrível lugar com uma energia muito forte. Sem contar que tem a opção de fazer caiaque nas proximidades da queda d’água.

As agências emendam o passeio Cachoeira São Romão com a Prata pela proximidade entre elas.

A Cachoeira da Prata também é muito bonita, com uma queda d’água bastante volumosa, assim como a São Romão, e com grandes áreas de poços. Mas em comparação a correnteza desta é muito mais forte.

Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Prata – Chapada das Mesas

Nos dois locais há opção de almoço.

Poço Azul e Encanto Azul

O Complexo poço azul e o Encanto Azul possuem uma água surreal. Ela é tão cristaliza e com a coloração azul esverdeada que parece um filtro de tão bonita.

Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Poço Azul

Eles estão à 135 km de Carolina, no município vizinho, o Riachão. Mas, o nome pode confundir e é preciso que você lembre que o Encanto Azul não fica dentro do Complexo poço azul embora eles se encontrem bastante próximos e o trajeto para chegar por lá é o mesmo, de um para o outro a distância é de 6 km.

O valor para entrar ao Encanto azul é de 20 R$ por pessoa.

No Complexo Poço Azul além dele você também tem acesso à outras cachoeiras, tem a Santa Bárbara e a Cachoeira dos Namorados.

Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Cachoeira Santa Bárbara

Nos dois lugares as trilhas por passarelas de madeira são bem fáceis e sinalizadas. As rampas deixam o lugar bem mais acessível para quem tem dificuldade de locomoção.

Os dois locais ficam bem cheios, principalmente aos finais de semana, a logística realizada pela agência fez total diferença para conseguirmos desfrutar os locais com uma quantidade menor de pessoas.

Complexo Pedra Caída

Este complexo é muito estruturado, com piscinas, prática de rapel, tirolesa, opção de hospedagem e vários restaurantes. Parece um clube.

Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Pedra Caída

Há inclusive um teleférico para descer por uma queda de 46 metros da Cachoeira do Santuário, que se encontra dentro de um grande cânion. Para chegar até lá você precisa fazer uma pequena trilha de 600 metros.

Você pode conhecer melhor os detalhes dos passeios, hospedagem e valor em geral no site do complexo, clicando Aqui.

Passeio pelo Rio Tocantins

É um passeio lindo de barco pelas águas do Rio Tocantins que fica sai próximo ao centro de Carolina. Ele faz a divisão entre o estado de Tocantins e o Maranhão.

Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Passeio pelo rio.

As paisagens são muito bonitas, ainda mais no final de tarde, pegando o pôr do sol.

O ponto principal do passeio é visitar a Pedra Encantada, uma formação de pedra que fica no meio do rio.

Onde se hospedar

A minha hospedagem em Carolina foi o Rancho das Estrelas. Ela é uma pousada boutique, perfeita para sua estadia na Chapada das Mesas. Atendimento, estrutura dos quartos e comida, tudo nota mil! Veja o post – Onde se hospedar na Chapada das Mesas.

Há chalés e várias opções de quartos. E conta com atividades como acesso a um rio para a prática de caiaque, locais próprios pra fogueiras e música ao vivo nos finais de semana.

Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Rancho das Estrelas

Acredito que esta pousada é perfeita para vários tipos de turistas, desde casais até famílias grandes e com crianças.

Meu Roteiro

Eu fiquei 5 dias, e acho que deu para conhecer os principais pontos turísticos com tranquilidade. O que eu recomendo é que você fique por lá pelo menos por 4 dias inteiros.

Fiz todos os passeios com a Chapada das Mesas Tur que além de possuir guias, montou todo meu roteiro e logística dos passeios e alimentação.

Eles tinham toda a organização e pensavam em montar os horários de visitação para encontrar os locais o mais vazios possíveis! Isso é ótimo para aproveitar muito mais dos vários atrativos na Chapada!

Todos os carros da agência são 4×4, o que foi muito útil. Reforço a importância da escolha da agência para fazer os passeios pois durante os dias que fiquei por lá, vi ao menos 2 carros parados na areia a espera de ajuda.

Dica: levem sapatilhas para usar na trilha, quase todas não em rampas de madeira e ficam escorregadias.

Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Sapatilha para trilhas e pedras.
Chapada das Mesas: dicas e roteiro
Rampas de acesso as cachoeiras

Aqui vai meu roteiro simplificado na Chapada das Mesas:

No 1° dia Cachoeira São Romão e a Cachoeira da Prata.

No 2º dia Poço Azul: Complexo onde fica a cachoeira Santa Bárbara e os restaurante e logo pós fui para o Encanto Azul.

O 3º dia Complexo Pedra Caída visitei as várias cachoeiras e almocei lá.

No 4° dia Nascer do sol no Portal da Chapada das Mesas e almocei no restaurante Encontro das Águas. Depois disso, visitei a Cachoeira do Talho, outra que ganhou meu coração, pequena e linda!

5º dia Cachoeira do Prata e São Romão.

Observações finais sobre a Chapada das Mesas

As paisagens são muito lindas, isso sem dúvida. Então agora trago algumas observações e características gerais do lugar:

  • A maioria das cachoeiras não possuem trilhas longas, no máximo 1 km, e são muito fáceis.
  • E como a maioria dos atrativos são acessíveis, é um excelente lugar para ir com a família. La há bastantes rampas, então o acesso até com carrinhos de bebê é facilitado.
  • Na época de férias os locais ficam bastante cheios, especialmente os complexos, então leve em conta a época que pensa fazer o passeio.

Com certeza você precisa adicioná-la à sua lista de chapadas por conhecer pois vais a desfrutar muito de tudo o que a natureza nos oferece por lá!

Veja essa e outras viagens pelo meu Instagram!: @Honanaestrada

Dúvidas ou sugestões? Me escreva abaixo nos comentários!

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *