Hikking X Trekking: entenda a diferença entre essas duas atividades!

Hikking X Trekking: entenda a diferença entre essas duas atividades!

O post de hoje será para esclarecer uma dúvida que eu já tive e vi que é muito recorrente para os amantes de trilhas.

Para ver mais fotos e dicas dessa viagem e de outras aventuras, acompanhe o Hora na Estrada no Instagram!!! 😉

Chapada dos Veadeiros

Por acaso você sabe qual a diferença entre Hikking X Trekking ?

Vejo muitas pessoas fazendo post’s utilizando erroneamente esses termos, então, vamos lá!

O que é Hiking?

São caminhadas de 1 ou mais dias, em que você não tem a necessidade de levar barraca, isolante térmico, equipamento de cozinha e comida extra para os dias de caminhada.

Cachoeira do Tabuleiro

O Hiking de 1 dia (que pode ser algumas horas ou o dia todo) é onde a mochila usada acaba sendo menor (ataque), pois não existe necessidade de levar nem o saco de dormir.

O exemplo clássico que damos para o Hiking de longa distância (Multi-Day Hiking) é o Caminho de Santiago de Compostela ou em Torres del Paine, quando o trilheiro opta por se hospedar nos alberges.

A prática do hiking consiste em uma caminhada na natureza, sem obstáculos, em uma trilha demarcada pelo homem. É o que se chamam de trilhas autoguiadas, em que a pessoa não precisa se orientar no espaço ou ser assistida por um guia.

Geralmente, acontece dentro de parques ecológicos e não exige muito preparo físico, podendo ser realizada por pessoas de todas as idades. Isso porque não é comum pernoitar no hiking: as caminhadas são no estilo “bate e volta”, isto é, não se monta acampamento à noite.

Mesmo com essa diferença, o hiking não é necessariamente mais fácil que o trekking: há vários graus de dificuldade em ambas as práticas, variando de acordo com o local e com as pessoas.

O que é Trekking?

São caminhadas de 2 ou mais dias em que você tem necessidade de levar barraca, isolante térmico, saco de dormir, equipamento de cozinha (panelas, fogareiro, combustível) além da comida para os dias de atividade.

Pico Paraná

Basicamente, o Trekking envolve acampamento, o Hiking não.

Uma coisa que precisa ficar clara é que Hiking e Trekking não tem relação com o tamanho da mochila a ser usada nem com a duração da atividade. Hiking e Trekking são atividades e para serem praticados, vamos usar Mochilas de Ataque, Mochilas Semi-Cargueiras ou Mochilas Cargueiras. 

Monte Roraima

Como muitas vezes não passa por trilhas, o trekking pode exigir o uso de mapas, bússolas e habilidades de orientação espacial. Essa é uma experiência mais radical de contato e imersão na natureza, cuja recompensa são vistas e paisagens sempre de tirar o fôlego.

Pico Paraná

O trekking diferencia-se do hiking mais claramente assim que se acampa: como são percursos mais longos, é bastante comum montar barraca. Mesmo porque a preocupação de fazer o retorno no mesmo dia, em geral pelo mesmo caminho, é do hiking.

Monte Roraima

Podemos fazer um resumo de ambas as práticas, que teriam as seguintes características:

  • Hiking: caminhadas sem pernoite; terrenos em geral menos acidentados, em geral parques ecológicos, próximos ao local de partida; percurso dividido em paradas; mochila menos pesada (não é necessário carregar muitos itens e barraca);
  • Trekking: caminhada com pernoite no percurso; terrenos de todos os tipos, normalmente em reservas naturais; geralmente percursos mais longos; mochila mais pesada (itens e comida para mais de um dia, barraca e outros).

Lembre-se, você faz parte da natureza, preserve a !!!

Bjs da Hora 😉

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *